Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Você quer conhecer de perto o que é viver em comunidade?! Terra Mirim tem opções de estadia "não convencionais" acolhendo sonhadores, aventureiros e todos que desejam fortalecer esse sonho desperto! Nossos programas permanentes são: Introdução ao Xamanismo Comunitário e Residência Xamânica.

As Ervateiras

A Mata Atlântica exuberante do Vale do Itamboatá lhe convida a acreditar no sonho e na força das ervas. As Ervateiras aqui partilham o rico acervo de informações sobre o Reino Vegetal Terra Mirim. É a sabedoria da conexão com as ervas fundamentada no Xamanismo da Deusa Mãe e nos saberes ancestrais da Grande Mãe. 

Cotidiano XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

YouTube

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

 Voltar a Fundação
Tela cheia Sugerir um artigo

As Ervateiras de Terra Mirim

5 de Março de 2015, 20:13 , por Eventos em Terra Mirim - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5968 vezes

 

As Ervateiras - Um espaço de troca de saberes para as pessoas chamadas a esse campo de vibração de conexão com a força de cura vegetal. Saiba mais sobre as maravilhas que o Reino Vegetal dispõe ao viver bem, atualize seu e-mail e receba esse tesouro em apenas um clique! Se você não está na lista, escreva para comunicar@terramirim.org.br.

 

Pitanga

 

 "Pitangueira tá querendo chuva
Pitangueira tá querendo chão" 


Eis que nesse tempo de primavera a pitangueira, planta nativa da Mata Atlântica, nos brinda com suas flores deixando a copa de suas árvores bordada pelas mãos da Deusa Mãe.

A Eugenia uniflora atua em nosso corpo físico combatendo ansiedade, hipertensão arterial, reumatismo, diabetes, cólicas menstruais e febre. Podemos acessar essas qualidades bebendo o chá e fazendo inalação com suas folhas. Por ser rica em vitamina C é também indicada para estados gripais e proteção do sistema respiratório.

Sua ação no campo emocional e espiritual traz movimento colocando cada coisa em seu lugar. Ao tomar banho de ervas ou comungar do floral de pitanga temos a oportunidade de acessar as energias de fortalecimento da auto-estima, coragem, perseverança, autodomínio e alegria. A PITANGA é uma curadora que nos ajuda a tomar decisões.

Para multiplicar esse ser alto astral plantamos suas sementes após despolpá-las do seu fruto maduro, laranja e suculento. Antes de plantar as sementes precisam ser lavadas e secas a sombra. Daí colocam-se duas sementes em recipiente de pelo menos 12x16cm já preenchidos com substrato. Após a semeadura é importante manter a umidade por 22 dias. Assim que a muda estiver com 25cm de altura é o momento realizar o plantio em local definitivo.

Mudas de Pitanga estão disponíveis para venda no Viveiro Senhora das Ervas de Terra Mirim!

 

_______________________________________________

 

 

Aroeira

 
 "Aroeira é cabocla, é nativa, é meu amor

Aroeira é curandeira, é nativa, é meu amor"



O nome científico da Aroeira é Schinus terebinthifolios. Um nome comprido para um árvore que nos abençoa com seu entrecasco, folhas, sementes e flores.

Ela tem poder adstringente, cicatrizante e anti-inflamatório. Suas sementes, também conhecidas como pimenta rosa, são utilizadas na alimentação. Em banhos com suas folhas ou entrecasco limpa o campo pessoal e descarrega energias densas. Muito curadora também em banhos de assento e gargarejos devido ao seu poder antisséptico. Para as mulheres no pós-parto pode ajudar com as lacerações de períneo, seja através de compressas frias, seja com lavagem direta com o chá em temperatura ambiente ou hidrolato, visto que banho de assento não é recomendado nesse período.

A árvore da aroeira é de fácil cultivo no bioma da Mata Atlântica podendo ser reproduzida por estaquia, sementes e plântulas, que nascem perto da árvore mãe. Estas devem ser mudadas com no máximo 15cm.

Seu floral traz firmeza para tomar decisões e enraizamento. A figura mítica associada ao espírito da planta é da Cabocla.

 

 _______________________________________________

 

 

Whatsapp image 2020 07 10 at 10.15.07 (2)

 

 Hey, Quioiô! Hey, Quioiô! Hey, Quioiô! 

 

Quando nos aproximamos do QUIOIÔ sentimos seu perfume poderoso e vitalizante.

Aqui em Terra Mirim a matriz do quioiô que nos cura foi colhida na mata, por isso carinhosamente o denominamos o Caboclinho da Mata. Essa erva que tem como nome científico Ocimum Gratissimum L. é uma equilibradora para nosso corpo e regenerador da energia vital. Sua tintura purifica nosso corpo físico e fortalece o sistema imunológico. Seu floral atua em nosso corpo emocional com a vibração de enraizamento na vida e fortalecendo o poder de realização.

Ela reúne entre seus benefícios medicinais o tratamento para dores articulares, gripes, resfriados e questões de ordem respiratória em geral. É utilizada em inalações para crianças e adultos, chás, escalda pés e banhos de ervas. Ter um buquê de quioiô em sua casa, purifica e harmoniza todo o ambiente. Tem o potencial de aliviar as dores das mulheres no processo de parto e aumentar a produção de leite daquelas que estão amamentando. Além de tudo isso é uma erva aromática cheia de personalidade, deliciosa para temperar caldos e sopas.

Produção: o quioiô se reproduz, mais facilmente, por estaquia, em um substrato com boa aeração e drenagem. Na natureza ele se multiplica através de suas abundantes sementes. Gosta de sol e sombra.

 

 

_______________________________________________

 

 

Ale

 

"Alevante, uma espada que não corta. Sempre limpa, sempre cura, purifica a luz da Lua!"

 
Esse é um trecho do ícaro da nossa planta curandeira, a Senhora Água de Alevante. Como planta do Elemento Água, seu floral vem ensinar para nosso corpo emocional a aceitação da vida como ela é, o auto perdão e a diluição das memórias que adoecem nosso corpo. Tudo isso com suavidade e doçura de uma mãe acolhedora.
 
Nesse período de início de inverno, um chá de Água de Alevante nos convida a aquecer o coração e acalmar a mente. Entre seus benefícios, inclui o tratamento de problemas circulatórios, dores, inflamações, alívio em caso de gripes e cólicas menstruais. Além de tudo isso, ela é uma boa companheira no exercício do amor próprio cotidiano.
 
Em um banho de ervas é uma erva perfumada, que compõe junto com outras ervas um buquê que purifica o corpo físico e acalma a mente, fluidificando as emoções.

Fundobranco


Fonte: http://eventosemterramirim.blogspot.com/2015/03/espiritualidade-e-xamanismo.html