Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

CooperaComFTM

Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Boletim Informativo

Acesse aqui o nosso Boletim Informativo. Para receber esse informativo em seu e-mail, cadastre-se! Escreva para comunicar@terramirim.org.br

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

AGENDA

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

 Voltar a Fundação
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias do Cotidiano Mirim

23 de Outubro de 2016, 14:46 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1782 vezes

  

O mundo está atento e diz NÃO ao Aterro (lixo | lixão) no Santuário do Vale do Itamboatá! Seja cidadão planetário! Assine agora nossa peticão! LINK: https://goo.gl/ByqrSh Tão simples é demonstrar o amor pela mãe natureza, cada um de nós tem papel essencial nessa conquista!

 

 

Img 20170813 wa0007

 

É com grande entusiasmo e senso de responsabilidade que a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Fundação Terra Mirim – Centro de Luz convidam os Srs(as). a participarem da 1ª Audiência Pública: CIDADANIA E JUSTIÇA AMBIENTAL - Ameaças da implantação do Aterro de Resíduos no Vale do Itamboatá (Simões Filho), a ser realizada no dia 01 de setembro de 2017 (sexta-feira), das 8h30 às 12h30, na Sala da Congregação da mesma faculdade. A motivação deste evento, mais do que tratar sobre um conflito socioambiental em curso no território metropolitano, é estreitar a relação das Universidades com as demandas sociais, atentando para a sua função social. Na ocasião, será discutida a ameaça da já iniciada implantação de um grande Aterro de Resíduos no Vale do rio Itamboatá (Santuário da Mata Atlântica), região urbano-rural, zona de especial interesse ambiental (ZEIA) do município de Simões Filho. A situação evidencia não apenas os desafios para a efetivação de uma gestão ambiental participativa e cidadã, como também os desmandos e desrespeitos aos Direitos Humanos e à rica história cultural dos diferentes territórios – os direitos à autodeterminação e ao exercício de uma cidadania plena, fundada na vida comunitária, na democracia direta e no direito a um “desenvolvimento” sustentável e ao bem viver. Contamos com a sua presença.

 

 

 

Um conjunto de terapias, iluminando o arco-íris do corpo, através dos Chacras. Décio Viana e a Casa Chama Trina realizarão cinco encontros, em um final de semana por mês, na Fundação Terra Mirim, por módulos avulsos e independentes. O primeiro módulo acontece dias 26 e 27 de agosto, com trabalho no Chacra Semente. Conteúdo de responsabilidade da Chama Trina. Inscrições abertas, entre em contato: casachamatrina@gmail.com

 

 

Vindo aí, Jornada na Inglaterra. Hey XamAM!

 

 

 

A revitalização dos templos e espaços de Terra Mirim continua! Dessa vez, o Recolhimento foi cuidado com técnicas sustentáveis - tinta de argila, um sistema natural de aquecer as águas... São espaços prontos para, cada vez mais receber voluntários, colaboradores, gente do bem! Heya!

 

 

Humanidade

“Há 45 anos planto sementes nesse local, chamado Terra Mirim, onde a natureza é respeitada. Sementes de árvores, sementes humanas, sementes pássaros, sapos, cobras, cigarras, iguanas, peixes... E um sem fim de seres. Aqui me plantei pra morar e dar o melhor de mim. Inúmeros projetos realizados, inúmeras lutas enfrentadas. A fé sempre foi e será meu ponto de encontro apesar de tantos desencontros. Vi criança nascer, vi gente morrer, vi gente chorar e sorrir. Sonhava um dia simplesmente contemplar. Um sonho que se apresenta distante diante da sanha canibalesca de um sistema que só pensa em destruir, em manipular um poder economicamente falido, mas aparentemente vencedor.Sou parte de um todo que contempla cada parte. E se assombra com o potencial da luz que lhe é parte, mas que é usado pela sombra para assombrar o que lhe é ofertado. A Mãe Natureza, que nos oferta seu corpo e seu alimento, impiedosamente sendo destruída com um único objetivo: o poderio econômico. Agora, nos chega a notícia escandalosa da possibilidade de se instalar um lixão em nosso pedacinho de Mata Atlântica, em terras verdes e férteis que guardadas durante anos esperava a mão piedosa para dela cuidar e plantar. E como em um terrível pesadelo, chegam os tratores para a Mãe violentar. E chocadas por tanta insensibilidade, seguimos na luta, em órgãos governamentais, em salas de políticos, em redes sociais, tendo que ouvir barbaridades e ver jogos destrutivos sendo construídos para separar as pessoas, as comunidades, dividir o povo com a única finalidade que eles usufruam da fatia maior e mais apetitosa, financeiramente falando. Não importa o verde, não importam as árvores, os animais, os vegetais, minerais, o povo, Importa são os milhões ao final do mês indo para os bolsos inescrupulosos daqueles e daquelas que pensam se beneficiar de um sistema indecente e corrompido. Em nome do bem e do progresso. Oro pra que o Divino nos ilumine e clamo por um milagre. O milagre do despertar de cada ser, o despertar da consciência da razão de existir nesse planeta para cumprimento do Destino Maior. Que a Deusa nos guie, proteja e ilumine.” – XamAM. 

 

 

Mais uma pérola da nossa natureza, abelhas, abelhinhas...Mais um projeto realizado em nossa região.Bom lembrar que sem abelhas, sem alimentos...parceria Inema, Coelba e Fundação Terra Mirim, video: Olho de Peixe Filmes.

 

 

Img 20170522 wa0001

Sinta o chamado para aulas de Hatha Yôga, a união do Sol e da Lua, do masculino e do feminino dentro de si, integrando corpo, mente, coração e espirito neste caminho de unidade e bem aventurança. Segundas e quartas, das 7h30min às 8h30min, na Tenda da Lua Vermelha, na Fundação Terra Mirim, com Décio Viana.

 

 

Foram locadas no Vale algumas placas de reconhecimento dessa área de proteção permanente das águas. A Unidade de Conservação da Fonte da Guia, já aprovada pela Câmara de Vereadores de Simões Filho, teve também o seu reconhecimento | Área de Proteção Ambiental Joanes Ipitanga - Apa Joanes-Ipitanga Inema / Unidade de Conservação Municipal Reserva Biológica Fonte Nossa Senhora da Guia. A afirmação dessa Unidade de Conservação... Como essa ação é importante! E toda nossa luta pelo reconhecimento, pela implementação e pelo respeito a essa reserva, que foi des-con-si-de-ra-da nos estudos da Naturalle (essa empresa que quer construir o Lixão no Vale), inclusive com a negação que estivesse na mesma microbacia hidrográfica do Itamboatá. Confira as notícias atualizadas no Blog - clique aqui

 

 

Img 20170406 wa0008

Os produtos Terra Mirim estarão à venda nessa feirinha! Participe! Invista na saúde, na sustentabilidade do planeta! Leve sua sacolinha!

 

 

Aprovado

A equipe do Programa Aprovado, com o apresentador Pablo Vasconcelos, visitou Terra Mirim, para a gravação de uma matéria muito especial. As filmagens ocorreram durante o último mutirão do mês de janeiro, com um partilhando incrível! Templos, salas vivas, meliponário, o Rio Itamboatá... A Mirim nas telinhas de toda a Bahia. Para ver a materia - clique aqui.  

 

 

  Voz

Venha mergulhar no universo sagrado da Grande Mãe, através do grupo de estudos do livro “A Voz dos Quatro Elementos”, escrito pela XamAM (Editora Kalango). Os encontros acontecem na Tenda da Lua Vermelha, às quintas-feiras, das 17h às 18h, com a Xamã Khalyna. A contribuição para esse grupo será voltada aos templos: limpeza ou doação de flores, velas, quadros ou objetos. A intenção desse estudo é proporcionar às pessoas uma leitura mais profunda dos escritos xamânicos, integrando com o processo de autoconhecimento. comunicar@terramirim.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições abertas para a Escola de Sustentabilidade Integral 2017 | escolasustentabilidadeintegral@gmail.com | Mais informações: clique aqui. | Facebook: clique aqui. Questionário para seleção de candidatos e marcação de entrevistas: clique aqui.

 

 

 

Pela primeira vez na Bahia, e em Terra Mirim... O Mestre, falando, cantando, partilhando o alimento e celebrando a espiritualidade, junto com a tribo. Um encontro lindo com o Sri Srimad BV Vana Maharaja (Jay Gurudev).

 

Um novo tempo para novas sementes! Novas estações sussurram campos para semeadura; possibilidades diversas para colheita abundante. O ano de 2016 não foi fácil. Uma grande sombra se ergueu, assumindo posições cruciais ao bem fluir dos homens e mulheres desse planeta. Ocuparam um vácuo aberto pela nossa incapacidade de compreender a teia costurada por um saber, que não se submete ao pensamento mediocrizado e ganancioso, no qual encontram enredando. Para cada mídia, na qual repousamos o olhar... Tragédias. Quem as fabrica? E por quê? A quem interessa o cultivo do medo nos corações de nossas crianças? Discernir é um dom, que infelizmente uma parcela enorme da humanidade perdeu, no decorrer de nosso processo civilizatório. Paradoxal nos nomearmos civilizados enquanto a barbárie é o mote de nossa atualidade. 2017! Um novo ano, um novo giro se iniciando ao redor do Sol. Um giro sufi, entoado por um coração arrebatado pelo Amado: Rumi! Girando, girando... Até se tornar uma nuvem branca, gota oceânica... Diluindo-se. Um tempo ofertado para tentarmos algo diferente, criativo, musical, artístico, poético. Um novo tempo para tentarmos despertar nossos corações. É o que acreditamos aqui, na Kalango, em Terra Mirim. Por: Dhan Ribeiro

 

Onde começa o nascimento de uma fruta? Qual a energia contida no mel? De onde vem as abelhas? As abelhas são estrelinhas vindas do céu para o Planeta Terra? Um dia de mergulhar no universo das guardadoras do tempo da natureza, as abelhas.  Estamos recebendo escolas, universidades e grupos afins, em novembro e dezembro, na FTM, Meliponário escola Albelhinha, para essa vivência especial com a meliponicultura, viveiros, composteiras, ervas medicinais e plantio. Temos toda uma equipe preparada (arte cientistas), monte sua programação e vamos com arte voar com as abelhas e aprender a ler o livro da Mãe Natureza. Realização do CEIAE - Centro de Ecologia Integrativa, Artes e Esportes - Terra Mirim.. Venha ser e voar com a gente! comunicar@terramirim.org.br  

 

SOS Mata Atlântica, através do projeto Rede das Águas - Observando os Rios - vem trazendo a participação da FTM, junto ao grupo Itamboatá, no monitoramento da qualidade da água do Rio Itamboatá, Simões Filho, como uma proposta de atividade de educação ambiental e mobilização comunitária, em torno do cuidado com os rios. São análises mensais (inicialmente por dois anos), para classificar o corpo da água, formar um mapa da qualidade da água e um banco de dados para divulgação pública, a ser publicado no portal do projeto.

 

Décio Viana, do grupo ChamaTrina, faz parte da rede de parceiros que formam o Movimento Terra Mirim. Décio traz a guiança dos Florais da Amazônia e Holocromos, nas terapias da "Néctar Terapias". Em sua marca "Néctar", tem-se a síntese do seu caminhar como terapeuta, somados à prática de cuidados com o ser humano. Seu trabalho une práticas complementares e integrativas, para o equilíbrio do sistema físico- psico-emocional - Florais da Amazônia, Holocromos e Aromaterapia. Atendimento em Terra Mirim, Simões Filho e em Salvador. Contato: (71) 99215-7330 (Whatsapp).

  

  

A XamAM com a palavra. O TEDx foi novamente gravado no dia 30 de maio, a força da deusa Mãe clareando os caminhos... Uma nova e feliz oportunidade. O vídeo já está disponível na Rede TED mundial - clique aqui. ‪

  

Massagens Xamânicas com a Xamã e Massoterapeuta Andiara Leão. Energia, Consciência Corporal e Equilíbrio! Dias e Horários: a combinar. Duração: 1h30min (cada sessão). Valor: R$150,00 (cada sessão, em Terra Mirim ou no Itaigara). Contato: (71) 3199-2897 ou (71) 99358-2348. E-mail: xamaandiaraleao@hotmail.com. Máximo de cinco atendimentos por dia - faça sua reserva!

  

 

A Reserva Biológica Fonte Nossa Senhora da Guia agora tem o retorno ao bem que ela nos faz! A região de 13 hectares está protegida, com arrumação das cercas e abertura da trilha na mata, que vai até o santuário de Nª Sr.ª da Guia. As mais de 500 mudas de árvores, que foram plantadas em diversos programas de reflorestamento e enriquecimento dessa Reserva Municipal de Pesquisa e Educação Ambiental, agora estão adultas e imersas em cuidados.  

 

Os adolescentes que frequentaram a Escola Ecológica em Terra Mirim agora iniciam nova fase do programa em parceria com a rede Conexão Vida. Os encontros, estimulados pelos líderes adolescentes, acontecem quinzenalmente. Com programação cheia de artes, esportes e diálogos, os temas são escolhidos por eles. Quer se integrar e compartilhar seu talento com eles e elas?! Comunique-se! comunicar@terramirim.org.br 

 

 

Pizzas, biscoitos, pães: tudo feito com amor e buscando a saúde! A Padaria D’Avó está aceitando encomendas. Faça seu pedido as segundas e quartas-feiras! comunicar@terramirim.org.br 

 

 

A Fundação Terra Mirim acolhe eventos – vivências, workshops, etc... Espaços abertos e cobertos (15 a 150 pessoas), cozinha com equipamentos adequados para atividades em cursos e vivências, programa de cidadania ambiental e alimentos saudáveis. Não perca o programa fidelidade, com o Cartão Solidário! Alimente essa rede de luz. 

    

 Vamos decifrar os nossos Códigos Divinos... 

  

Estamos conectados com essa rede! Feira Agroecológica da UFBA, campus Ondina toda sexta-feira, das 8h às 13h! Produtos orgânicos e práticas saudáveis! Acesse o Facebook - link

  

 

Escola de Sustentabilidade Integral inaugura seus trabalhos este ano. Ela pretende apoiar pessoas que percebem a necessidade de mudanças em seu cotidiano e em seus objetivos de vida, em face aos desafios contemporâneos. Informações e agendamento de entrevistas pelo mail: escolasustentabilidadeintegral@gmail.com

 

 

Direto da COP21, cidadãos planetárias cansaram de esperar respostas dos "poderes" que governam nosso planeta e assim surge a carta chamada de "Serment de Paris", no nosso português: CIDADÃOS DO POVO DA TERRA. Vamos constituir nosso próprio poder! Podemos contribuir assinando virtualmente, criando a força mundial que precisamos, para uma nova Terra. Clique aqui.

  

Girando a roda, o fogo Sol e sua casa giram... E a nave cósmica xamãnica vai subindo e alcançando as galáxias celulares originais! Começou o mutirão da primeira etapa de desmonte da Casa do Sol de Terra Mirim. Re-construção de uma nova nave de encontros, curas, partilhas e celebrações. 

 

Terra Mirim apresenta o vídeo produzido pelos alunos do Bacharelado Interdisciplinar da UFBA, que estiveram na Mirim, mais cedo no de 2015. 

   

 

O resgate do ser humano, um momento de pausa, respiração e conexão com a natureza... A FTM agora presta assistência aos policiais militares, com acolhimento e sensibilização aos que sofreram situação de estresse. Parceria que "dá seguimento a um processo de autoconhecimento, autocuidado e atenção com os policiais militares".

   

A new website is in the air! Thanks England's people! LINK. Access the newsletter "Shaman School Invite at Terra Mirim - Bahia", Brazil! here: LINK

 

Sinta o frescor da Mãe Natureza em nossos produtos de quintal Terra Xamã! Consuma com amor, com consciência e fortaleça os movimentos de luz e cura para o planeta! Façam seus pedidos!

   

O calor do forno da padaria Mirim voltou! Veja, a primeira leva de pães integrais da estação! Encomende o seu, faça seu pedido, disponível para entrega nas segundas e sextas (R$8, pão integral de 500g). Ah, e para acompanhar vale a pena a deliciosa manteiga da fazenda (R$4,80, pote de 250g).

  

Vitral do refeitório Terra Mirim com novo visual! Artesanato todas as sextas... Arte para a Deusa!

 

A escola da XamAM continua a tecer sua teia nos encontros das quartas-feiras pela manhã (9h), com a XamAM, para estudar e discutir temas diversos à luz do xamanismo da Deusa Mãe.

     

 

Atenção! Às sextas-feiras, Terra Mirim oferta uma alimentação viva, colorida, saudável e feliz, elaborada com alimentos crus. Viva esta experiência, venha experimentar! 


Fonte: http://eventosemterramirim.blogspot.com/2013/09/temporada-na-beira-da-lagoa.html