Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

CooperaComFTM

Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Boletim Informativo

Acesse aqui o nosso Boletim Informativo. Para receber esse informativo em seu e-mail, cadastre-se! Escreva para comunicar@terramirim.org.br

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

AGENDA

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Tela cheia

Dúvidas Frequentes

9 de Julho de 2014, 6:30 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2623 vezes

1. Como funciona Terra Mirim?

Funciona de forma autônoma, sem vínculos formais com instituições religiosas, políticas ou sociais; é mantida por seu corpo de voluntários, residentes e não residentes da comunidade Terra Mirim que colaboram doando suas horas de serviço, elaborando e executando projetos, além de promoverem campanhas institucionais.

2. Como se apresenta a estrutura física de Terra Mirim?

Temos uma casa grande onde funcionam a recepção, a área administrativa e financeira, cozinha e refeitório, quartos e chalés onde acolhemos pessoas, espaços para aluguel que comportam até 120 pessoas, templos cobertos para meditação: templo original e casa dos mestres, templos abertos para os Quatro Elementos da Natureza e muita área verde.

3. Terra Mirim é um ponto comercial, onde posso me hospedar?

Terra Mirim não é um ponto comercial, é sim, uma comunidade que abriga uma instituição sem finalidade de lucro, que realiza serviços aos povoados locais. Uma das formas de sua sobrevivência é acolher pessoas que colaboram contribuindo financeiramente e participam da vida cotidiana local.

4. Qual a programação de atividades?

Temos grupos de estudo com temas xamânicos, ioga xamânica, partilhando o cotidiano, celebrações, meditações e ritos. Nossa programação está em nosso site -www.terramirim.org.br 

5.Qual a linha de trabalho de Terra Mirim?

Nossa linha é o xamanismo, temos como filosofia e modo de viver essa Tradição ancestral. Nosso xamanismo é original, surgiu de nossa forma de viver, na qual nossos avós e mestres são os Quatro Elementos e nossa maior mestra é a Deusa Mãe representada aqui na terra pela Natureza.

6. Eu posso somente me hospedar, sem ter que ocupar meu horário com atividades locais?

Sim, você pode escolher a forma de querer aqui estar, desde que deixe claro qual é a sua necessidade a fim de sabermos se temos ou não condições de lhe acolher.

7. Quais os serviços oferecidos? E os valores?

Temos serviços gratuitos: meditações e grupos de estudo e temos serviços que são pagos como os ritos e jornadas. Cada serviço desses tem um valor específico, depende do tempo de realização de cada um deles e do profissional que o focaliza.

8. É possível acampar em Terra Mirim?

Sim, porém cabem poucas barracas. Para isto é necessário avisar com uma semana de antecedência a fim de organizarmos melhor o local. A pessoa precisa trazer sua barraca, além da práxis habitual: responsabilizar-se pela limpeza da área, pelos objetos utilizados, não fazer barulho, etc.

9. Quero passar uns dias no Chalé, como será a alimentação?

Nossa alimentação é lacto-ovo-vegetariana e tem um custo de R$22,00 (vinte e dois reais) por refeição com direito a repetição, sendo que o desjejum já é incluso em uma diária. 

10. Existem lanches?

Sim, desde que sejam solicitados previamente. São oferecidos sucos de frutas locais, sanduiches de pão integral, frutas e chás. 

11. Quais são as opções de comida, fora as refeições?

Os lanches que nos referimos acima.

12. A programação pode ser flexível?

Sim, mas depende do focalizador do dia ou da jornada.

13. O que vou encontrar de costumes culturais?

Você vai se deparar com uma forma de viver onde a natureza é o centro de tudo; ali plantamos para comer, sentamos em volta da fogueira, tocamos tambores, usamos roupas do campo, tiramos os sapatos para entrar nos espaços, lavamos nossos pratos e talheres após as refeições, cantamos e celebramos o alimento, nos recolhemos muito cedo para nossas casas, acordamos cedinho para nossas práticas, desenvolvemos uma forma de viver onde a meta é a luz, ou seja, a busca da consciência no cotidiano. 

14. Quais são as comunidades ligadas à Terra Mirim?

Conhecemos várias comunidades e algumas delas nos identificamos um pouco mais: a comunidade mexicana de Alberto Ruz, as Artesãs do Peru, Matutu em Minas Gerais, Damanhur na Itália, Tamera em Portugal.

15. Quem são os donos de Terra Mirim?

Terra Mirim não tem donos, tem instituidora que é a Xamã Alba Maria, nossa primeira sonhante e temos muitos sonhadores, que residem aqui e acreditam nessa forma de viver comunitária, nós realizamos o sonho.

16. Existe médico / primeiros socorros?

Não temos médicos; nós utilizamos, além da alimentação, meditações e ritos, procedimentos naturais e ervas medicinais para toda e qualquer necessidade. 

17. Quais passeios posso fazer estando em Terra Mirim?

Aqui em Terra Mirim o maior passeio é para dentro de si mesma/o; temos pequenas caminhadas, mas sem nada que seja considerado espetacular aos olhos humanos. Aqui aprendemos que o espetacular é o grão de areia, é a nuvem que passa, é o pássaro que canta e principalmente, o mais espetacular, é estar vivo/a e realizar seu destino. 

18. Existe alguma cachoeira em Terra Mirim?

Não, não temos cachoeiras mas, nossa terra, Terra Mirim, nos oferece a riqueza de vivermos na mata atlântica sob um lençol freático de água mineral, pura e cristalina.

19. Podemos tomar banho de rio?

Nosso rio, o Itamboatá, infelizmente atualmente não nos oferece essa condição devido a uma criação de búfalos na fazenda vizinha que suja nossa água.

20. Qual o lazer que encontraremos em Terra Mirim?

Visitar a fonte da guia e banhar-se em suas águas, visitar as comunidades artesãs locais, conhecer e benzer-se com as ervateiras dos povoados, ver e discutir filmes indicados pela comunidade, participar das celebrações locais, etc. 

21. Qual a linha de espiritualidade do local?

Somos religiosos no sentido do termo, da religação com o divino, mas não temos nenhuma vinculação com religião institucional e/ou seitas.

22. O que é o Xamanismo?

Xamanismo é uma forma de viver, uma prática que tem a natureza como Mestra maior e a Deusa Mãe como guia e fonte.

23.Tenho outra religião. Posso frequentar Terra Mirim?

Toda e qualquer religião é bem vinda, a religião não pode ser utilizada para separar, mas para unir, pois todas elas buscam ou devem buscar a Luz. 

24. O que Terra Mirim faz pelo meio-ambiente?

Inúmeros projetos e ações. Já plantamos mais de 50.000 árvores aqui em nosso Vale do Itamboatá, já ministramos dezenas de cursos sobre meio ambiente para a população, já criamos movimentos de paralisação da estrada devido a implantação do pedágio e a duplicação da rodovia, conseguindo dessa forma um despertar dos povoados do entorno para a situação, já conseguimos mostrar a importância das fontes de água do município aos gestores municipais...Enfim, muitas coisas, muita luta e dedicação. 

25. Eu tenho animais de estimação. Posso levar comigo para ficar alguns dias em Terra Mirim?

Se você ficar responsável todo o tempo por ele, pode trazer, mas lembre que aqui tem outros animais que provavelmente vão estranhar seu animal podendo criar uma situação altamente desconfortável para você.

26. Existem animais selvagens em Terra Mirim?

Aonde existe mata, existem animais. Podemos dizer seguramente que aqui existem cobras, aranhas, tatus, pacas, preguiças, micos, pássaros, formigas, sapos, lagartos e lagartixas, salamandras, cágados, etc. Mas devemos dizer que normalmente esses animais ficam em seu habitat respeitando o nosso local de moradia.

27. Como funciona a escola ecológica? É livre para qualquer criança estudar?

A escola é uma escola complementar, ela funciona ensinando as crianças a sonharem e a acreditarem em seus sonhos. Tem como princípio metodológico o Aprender com a Natureza, onde se aprende experienciando os Quatro Elementos e respeitando todos os seres acolhidos e gerados pela Natureza. A escola é aberta a toda e qualquer criança cujos pais sejam livres e busquem a Paz e a Luz.

28. Há espaço para crianças em Terra Mirim?

O espaço é a natureza e o entorno da escola, com sua quadra de jogos e seu pequeno parquinho infantil.

29. Como é o clima / temperatura do local?

No verão, de dia faz muito calor e de noite um clima muito, muito agradável. Durante o inverno muita chuva e muito frio, chegando a temperatura aos 12 graus.

30. Como se dá a participação nos ritos?

Depende dos ritos e dos focalizadores. Para a participação é necessário uma inscrição prévia e se necessário for, uma entrevista.

31. Por que há preços nas atividades de Terra Mirim? Por que não é tudo grátis?

Porque a instituição precisa viver de forma autônoma, sem depender de doações, ou vinculações com empresas ou instituições que não comunguem dos valores de Terra Mirim. Mas é importante perceber que existem inúmeras atividades gratuitas, onde toda e qualquer pessoa pode participar sem ônus.

32. Posso consumir álcool ou cigarros em Terra Mirim?

Álcool de forma alguma e cigarro só em nosso fumódromo, local determinado para tal atividade.

33. Estou acampando... Posso fazer um churrasco?

Acampar tudo bem, mas churrasco nem em sonho... aqui é um dos únicos locais do planeta onde não se precisa sacrificar nenhum ser para se viver. Nossa Terra Mirim cuida dos animais para que eles possam ter um espaço de paz e de amor em nosso planeta.

34. Os quartos dispõem de banheiro privativo? Existe banho quente?

Alguns chalés têm banheiros privativos e atualmente já temos energia solar para água quente nos banheiros do recolhimento, embora no verão a própria água do chuveiro seja quente.

35. Posso ver tv, ouvir som ou acessar a internet enquanto na Mirim?

Sim, pode, mas existem tantas outras coisas maravilhosas em Terra Mirim que televisão, som, etc. ficam completamente dispensáveis. Sim, temos acesso a net, embora a conexão não seja das melhores. 

36. Quero realizar meu evento em Terra Mirim, é possível?

Sim, é possível, temos espaços muito bons e agradáveis para eventos, celebrações, seminários, etc.

37. O que é a Campanha “Eu vivo o sonho”? O que vou ganhar em troca da doação?

Essa Campanha é uma das formas que criamos para colaborar com a sustentabilidade desse movimento de Luz no planeta. Nosso movimento visa a Luz, compreendida como consciência, o despertar do ser interior de cada pessoa. Mas manter esse tipo de movimento no planeta não é nada fácil, pois ele vai de encontro a um sistema institucionalizado (que, nós enquanto humanidade criamos) onde a manipulação e os desejos superficiais passam a ser a fonte da vida. A adoração aos três poderes terrenos - sexo, poder e dinheiro- são as metas e para que isto aconteça não se medem dificuldades, anulam-se os escrúpulos, esquecem-se a ética. E isso é perverso demais! Aqueles/as que buscam fazer algo diferente são perseguidos, caluniados e punidos para servirem de exemplo a outros que pretendem construir movimentos solidários como comunidades, centros de luz...não se tem nenhum estímulo real para o desenvolvimento desse tipo de ação. Dessa forma temos que criar e continuar sobrevivendo sem nos vendermos, sem nos submeter. O que você ganha alem de participar dessa rede de luz e cura do cosmos é poder participar de algumas atividades nossa com descontos especiais. 

38. Como posso me tornar um/a colaborador/a de Terra Mirim? Posso apenas contribuir financeiramente, já que não tenho tempo para participar das atividades?

É possível ser colaborador financeiro sim, é necessário manifestar sua vontade por email administrar@terramirim.org.br e receber as orientações necessárias. Consideramos importante você acompanhar as informações do uso desses recursos e consultar periodicamente nosso site. Logo você encontrará um tempo para também usufruir dos espaços de Luz e de Paz interior de Terra Mirim.

39. O que preciso levar: roupa de cama, toalha de banho, cobertor....?

Você precisa trazer toalha de banho e material de higiene pessoal além de roupas leves e confortáveis para estar na natureza.

40. Todos os dias têm meditação?

O templo de meditação é permanentemente disponível para todos que aqui estão. Os horários de meditação que fazem parte do nosso ritmo é 6h, 11:45 e 18h. Todos os sábados têm meditação com a Xamã Alba Maria.

41. Como posso me tornar um voluntário de Terra Mirim? É possível trocar meu trabalho pela minha estadia? Não tenho dinheiro para pagar.

Entrando em contato conosco, preenchendo uma ficha de inscrição e marcando uma entrevista com a coordenação do Programa de Voluntários. Trocar 100% do valor por serviço não é possível. Atualmente, em cima do valor para 01 mês, faz-se a complementação desse valor através de serviços orientados por profissionais da FTM.

42. Estando em Terra Mirim, eu posso ter um encontro individual com a Xamã Alba Maria? Como faço para agendar?

Sim, você pode ter um encontro individual com a Xamã. O agendamento é feito diretamente com ela. Normalmente ela participa das atividades gerais de Terra Mirim.

43. Quero marcar uma consulta com a Xamã Alba Maria para uma pessoa da minha família, é possível? Qual o procedimento? Tem custo? Quanto?

Atualmente a Xamã só atende quando sente que realmente é necessário e que ela, como curadora, pode contribuir. O procedimento é ligar para Terra Mirim (71 33969810) e deixar o recado que assim que a Xamã puder faz contato ou através do bloghttp://xamaalbamaria.blogspot.com. Sim, tem custo, o valor é R$150,00 (Cento e cinquenta reais) para um encontro de 50 minutos.

44. Não tenho hábito de dormir cedo, à noite posso caminhar? O que mais posso fazer?

Nosso ritmo é muito original, às 21:00 horas é solicitado a todos, o silencio. Até este horário é possível caminhar, sentir o frescor da noite, olhar as estrelas, a lua, tocar violão, flauta... conversar com outros visitantes.

45. Soube que vocês fazem trilhas na Mata Atlântica, como posso participar?

A trilha acontece com um grupo mínimo de 05 pessoas, tendo um profissional da comunidade para ser o guia. A taxa de participação é de 20,00 (vinte reais). Você faz sua inscrição através do email acolhimento@terramirim.org.br . Outra opção é você formar um grupo e fazer a inscrição, neste caso você terá desconto de 5% no valor de sua taxa.

46. Gostaria de morar na comunidade, faço o que? Os residentes podem sair para trabalhar? E como vou participar da vida comunitária cotidiana?

A primeira condição é ter espaço disponível no período que você escolher. Existindo, o segundo passo é você fazer a residência experimental de no mínimo 03 meses, após este período, fazemos uma avaliação conjunta e definimos ou não prolongar por mais 03 meses. A residência definitiva estará também condicionada a existência de casa para alugar; ou construção em terrenos circunvizinhos a Terra Mirim. A pessoa precisa ter sua sustentabilidade assegurada. Sendo assim é possível sim sair para realizar trabalho fora da Mirim e/ou manter seus empregos. A participação na vida comunitária poderá ser nos finais de semana.

47. Sou de uma empresa e gostaria de alugar este espaço para realização de cursos técnicos, os espaços são adequados para este tipo de evento? Posso escolher o cardápio?

Nossos espaços são multifuncionais e equipados devidamente com cadeiras, mesas, pranchetas, data show, etc. a organização vai depender da demanda do cliente. Com relação ao cardápio, é possível sim a escolha, enviamos 03 opções de cardápio e você escolhe.

48. Nos quartos e chalés têm ventiladores? Caso não tenha posso levar o meu?

Sim, você pode trazer seu ventilador. Aqui não o utilizamos porque normalmente as noites têm uma temperatura bem agradável.

49. Alugando os espaços de vocês para um workshop de 02 dias, quantas pessoas vocês acolhem? Podemos realizar atividades na natureza? E fogueira? Tem custo adicional?

Recebemos grupos de até 25 pessoas. Temos um chalé reservado ao(s) focalizador(es). Caso o profissional responsável pelo grupo nos autorize, poderemos criar espaços alternativos de acolhimento, com custo reduzido. Durante o período do trabalho é permitido sim utilizar os espaços na natureza sem custo adicional. A fogueira deve ser solicitada com antecedência e tem custo adicional.

50. Sou de outro Estado, chegando pela rodoviária ou aeroporto, vocês têm serviço de translado? Quanto custa?

Sim, dispomos deste serviço, é seguro e pontual. Custa 70,00 (setenta reais) até 03 pessoas.