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Fundação Terra Mirim

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Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

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Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

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Educação e Arte

9 de Julho de 2014, 6:30 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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A Fundação desenvolve no seu entorno, diversas ações e projetos sócio-educativos, culturais, na perspectivas de geração de renda, orientados para a recriação, preservação e respeito à vida. As atividades educativas e culturais desenvolvidas pela FTM têm como base principal a Ecologia Integrativa, concepção e método desenvolvidos ao longo de seus 18 anos de projetos efetivos na região. Assenta-se na busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através do contato e aprendizado com a Natureza, considerada como campo fértil de sabedoria. O autoconhecimento está referenciado nos Saberes Xamânicos - saberes dos povos da terra - que têm como uma de suas simbologias a terra como Mãe de todos os seres que compõem a vida no planeta. 

Ao trabalhar o desenvolvimento pessoal, a Ecologia Integrativa impulsiona a experiência da espiritualidade, entendida não de forma vinculada a instituições religiosas, mas como descoberta e dedicação a causas do bem comum, a disponibilização das competências pessoais e grupais a serviço da vida. Inclui a consciência da nossa vinculação com o Universo e a reverência pela inteligência/mistério que o conduz. Nesta perspectiva, as atividades sócio-educativas desenvolvidas por Terra Mirim oportunizam aos envolvidos nos diversos projetos a descoberta de si, o aprender a se relacionar e se cuidar, o aprender a atuar na comunidade de forma consciente, solidária e transformadora.

Os processos formativos estão enraizados nos contextos/culturas nos quais eles estão inseridos, e criam espaços concretos de ricas vivências tanto de modo interno (subjetivo, pessoal), como nas inter-relações e na relação criativa e transformadora com o mundo externo tendo, portanto caráter político

Visão:

Ser uma Referência pela qualidade em educação complementar, reconhecida pelos resultados do processo de ensino - aprendizagem e desenvolvimento humano, a partir de relações orientadas por princípios fundamentais como a ética essencial, a inclusão/participação, a coerência, o convívio comunitário como espaço de aprendizagem (reconstrução de valores e atitudes), o amor e o respeito à natureza, à vida e a todos os seres.

Objetivo:

Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária, ética e cidadã, assentados em valores humanizadores em prol da vida e do bem comum. 

Público alvo:

Crianças, adolescentes e seus familiares, bem como os educadores das comunidades circunvizinhas à sede da Escola Ecológica, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, numa localidade com poucas oportunidades, de atividades, para desenvolver seus talentos.

Faixa Etária:

  • Crianças e adolescentes, com idade entre 9 a 17
     anos

 

 

Atividades desenvolvidas na Escola Ecológica

Experiências  de convivência comunitária – Por ser a convivência um poderoso instrumento de crescimento humano, priorizamos momentos em que as crianças interagiram livremente entre si, com grupos de idades diversas e com os adultos. Aos poucos desenvolveram o pensamento autônomo e criativo, e na resolução dialogada dos conflitos  aprenderam o respeito à diversidade, o combate às desigualdades, preconceitos e injustiças. 

Vivências na natureza com Yoga básica e respiração

Com base na Ecologia Integrativa as vivências na natureza foram experiências valiosas para convivência das crianças e adolescentes com os demais seres e elementos que compõem a vida na Mãe Terra. Estas atividades foram: cuidado com os espaços, aprendizado do cuidado do corpo como casa da vida - espaço sagrado; preparação coletiva de alimentos saudáveis; caminhada na matas; estudo de questões ambientais; participação em mutirões de cuidado e preservação de espaços naturais; cuidado com os animais; participação em ritos com os Elementos Sagrados da Natureza.  

Vivências com a brincadeira, a imaginação e a inventividade - O brincar, imaginar e criar, pilares principais da cultura da infância, teve espaço garantido na Escola Ecológica.

Projetos realizados:

  • Ponto de Cultura - Ministério da Cultura
  • Gincana Ambiental I e II 
  • Direito Ambiental Comunitário
  • Mapeamento Cultural de Simões Filho
  • Ação Griô - A Queimada da Palhinha em Palmares
  • Ecoart - evento anual que acontece há 14 anos
  • Brincarte