Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

CooperaComFTM

Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Boletim Informativo

Acesse aqui o nosso Boletim Informativo. Para receber esse informativo em seu e-mail, cadastre-se! Escreva para comunicar@terramirim.org.br

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

AGENDA

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Tela cheia

Educação e Arte

9 de Julho de 2014, 6:30 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1824 vezes

A Fundação desenvolve no seu entorno, diversas ações e projetos sócio-educativos, culturais, na perspectivas de geração de renda, orientados para a recriação, preservação e respeito à vida. As atividades educativas e culturais desenvolvidas pela FTM têm como base principal a Ecologia Integrativa, concepção e método desenvolvidos ao longo de seus 18 anos de projetos efetivos na região. Assenta-se na busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através do contato e aprendizado com a Natureza, considerada como campo fértil de sabedoria. O autoconhecimento está referenciado nos Saberes Xamânicos - saberes dos povos da terra - que têm como uma de suas simbologias a terra como Mãe de todos os seres que compõem a vida no planeta. 

Ao trabalhar o desenvolvimento pessoal, a Ecologia Integrativa impulsiona a experiência da espiritualidade, entendida não de forma vinculada a instituições religiosas, mas como descoberta e dedicação a causas do bem comum, a disponibilização das competências pessoais e grupais a serviço da vida. Inclui a consciência da nossa vinculação com o Universo e a reverência pela inteligência/mistério que o conduz. Nesta perspectiva, as atividades sócio-educativas desenvolvidas por Terra Mirim oportunizam aos envolvidos nos diversos projetos a descoberta de si, o aprender a se relacionar e se cuidar, o aprender a atuar na comunidade de forma consciente, solidária e transformadora.

Os processos formativos estão enraizados nos contextos/culturas nos quais eles estão inseridos, e criam espaços concretos de ricas vivências tanto de modo interno (subjetivo, pessoal), como nas inter-relações e na relação criativa e transformadora com o mundo externo tendo, portanto caráter político

Visão:

Ser uma Referência pela qualidade em educação complementar, reconhecida pelos resultados do processo de ensino - aprendizagem e desenvolvimento humano, a partir de relações orientadas por princípios fundamentais como a ética essencial, a inclusão/participação, a coerência, o convívio comunitário como espaço de aprendizagem (reconstrução de valores e atitudes), o amor e o respeito à natureza, à vida e a todos os seres.

Objetivo:

Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária, ética e cidadã, assentados em valores humanizadores em prol da vida e do bem comum. 

Público alvo:

Crianças, adolescentes e seus familiares, bem como os educadores das comunidades circunvizinhas à sede da Escola Ecológica, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, numa localidade com poucas oportunidades, de atividades, para desenvolver seus talentos.

Faixa Etária:

  • Crianças e adolescentes, com idade entre 9 a 17
     anos

 

 

Atividades desenvolvidas na Escola Ecológica

Experiências  de convivência comunitária – Por ser a convivência um poderoso instrumento de crescimento humano, priorizamos momentos em que as crianças interagiram livremente entre si, com grupos de idades diversas e com os adultos. Aos poucos desenvolveram o pensamento autônomo e criativo, e na resolução dialogada dos conflitos  aprenderam o respeito à diversidade, o combate às desigualdades, preconceitos e injustiças. 

Vivências na natureza com Yoga básica e respiração

Com base na Ecologia Integrativa as vivências na natureza foram experiências valiosas para convivência das crianças e adolescentes com os demais seres e elementos que compõem a vida na Mãe Terra. Estas atividades foram: cuidado com os espaços, aprendizado do cuidado do corpo como casa da vida - espaço sagrado; preparação coletiva de alimentos saudáveis; caminhada na matas; estudo de questões ambientais; participação em mutirões de cuidado e preservação de espaços naturais; cuidado com os animais; participação em ritos com os Elementos Sagrados da Natureza.  

Vivências com a brincadeira, a imaginação e a inventividade - O brincar, imaginar e criar, pilares principais da cultura da infância, teve espaço garantido na Escola Ecológica.

Projetos realizados:

  • Ponto de Cultura - Ministério da Cultura
  • Gincana Ambiental I e II 
  • Direito Ambiental Comunitário
  • Mapeamento Cultural de Simões Filho
  • Ação Griô - A Queimada da Palhinha em Palmares
  • Ecoart - evento anual que acontece há 14 anos
  • Brincarte