Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Você quer conhecer de perto o que é viver em comunidade?! Terra Mirim tem opções de estadia "não convencionais" acolhendo sonhadores, aventureiros e todos que desejam fortalecer esse sonho desperto! Nossos programas permanentes são: Introdução ao Xamanismo Comunitário e Residência Xamânica.

As Ervateiras

A Mata Atlântica exuberante do Vale do Itamboatá lhe convida a acreditar no sonho e na força das ervas. As Ervateiras aqui partilham o rico acervo de informações sobre o Reino Vegetal Terra Mirim. É a sabedoria da conexão com as ervas fundamentada no Xamanismo da Deusa Mãe e nos saberes ancestrais da Grande Mãe. 

Cotidiano XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

YouTube

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Tela cheia

Escola Iniciática

9 de Julho de 2014, 7:26 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3775 vezes

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Nesta trilha ancestral, no tempo contemporâneo, somos sujeito-objeto de um processo de transformação pessoal fundado no autoconhecimento guiado pela XamAM Alba Maria, líder espiritual e instituidora da Fundação Terra Mirim.

 

"Há anos, iniciei sem muito alarde e com muita paciência, porque não dizer com muita fé, a plantar sementes na terra. Devagar, fui cuidando do meu jardim, adubando, semeando cuidadosamente as flores que gostaria de ver um dia nascer. E assim, o jardim foi crescendo, doce e firmemente. Hoje tenho alunas/os que já são de verdade, Xamãs. Que aprenderam e aprendem comigo muitos mistérios da sagrada medicina xamânica, dos povos da terra, principalmente das terras andinas peruanas. Vejo o jardim florescer exalando qualidades que comungo como ética, coerência, verdade. Olho as flores e respiro o bem da vida, a liberdade. Sigo plantando com muito cuidado, pois sei que são poucos/as a comungarem os ditames da Deusa Mãe. Na linha que sigo, todos/as devem seguir o verdadeiro chamado do coração e seguirem sem titubear, escutando o que tem que escutar, fazendo o que precisa ser feito, aprendendo o que precisam aprender. Não tem retorno ou contemporização. O preço de aprender os mistérios é alto, é a renuncia, a aceitação e a transformação da força egóica na força do serviço, seja, o nascer da adultez espiritual. E assim vamos aprendendo, rindo, chorando, cantando e amando". XamAM.

 

Há anos, muitos anos a XamAM iniciou o movimento xamânico aqui na Bahia. Momentos muito solitários, onde a ignorância sobre o tema imperava e a XamAM era acusada por muitos por suas atitudes ousadas e vigorosas. Acusada pelo Conselho de Psicologia, acusada pelos colegas de profissão, pela sociedade. Motivo: ousar e desvelar segredos de corações adormecidos e almas que queriam falar, se expressarem. O tempo passou. Muitos/as daqueles/as que a acusaram se tornaram ou pretenderam se tornar xamãs também. Virou moda, vanguarda, chique. Ser Xamã. E a XamAM presenciava tudo, com seu olhar de espanto e seu jeito contemplativo de ser.

Paralelo a tudo isso, o Movimento Terra Mirim (Fundação, Comunidade e Articulações) foi se afirmando. Fazendo nascer pérolas de luz em várias partes do planeta. Hoje o Movimento É. E com Ele reafirma-se a espiritualidade tendo como guia maior o Xamanismo e suas dimensões. Agora podemos falar de nosso Caminho, sem medos de acusações, sem subterfúgios, sem vergonha de ser algo fora do sistema. Somos assim. Acreditamos na Deusa Mãe, na Natureza como Mestra, nos quatro elementos da Natureza como Avós e Avôs, nos seres visíveis e invisíveis, no reino vegetal como irmãos e guardiões, no reino mineral como presença sutil que nos conecta com o som da Vida, nos animais como irmãos e presença do Amor Incondicional . Assim vivemos tentando construir um mundo de solidariedade real, de pertencimento a uma tribo que diz sim à Alma, ao Espírito Criador e à criatura enquanto projeto experimental.

Pensando e vivendo assim é que nos reunimos pra mergulhar em processo de questionamento profundo sobre o que estamos fazendo aqui, o que queremos fazer e o que temos a dizer ao mundo. Dessa forma surgiu essa nossa Programação Permanente...
 
O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro. Seja feliz. Seja Você. Cuidando. Se amando e se deixando amar.

 

comunicar@terramirim.org.br