Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Você quer conhecer de perto o que é viver em comunidade?! Terra Mirim tem opções de estadia "não convencionais" acolhendo sonhadores, aventureiros e todos que desejam fortalecer esse sonho! Nossos programas são: Introdução ao Xamanismo Comunitário (primavera/verão) e Voluntariado de Inverno (outono/inverno).

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

 Voltar a Eventos
Tela cheia Sugerir um artigo

Boletim Informativo

11 de Maio de 2018, 11:25 , por Anne Elisabete Brito - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2653 vezes

Dezembro de 2019

“Para nós Xamãs, o final é apenas o início. De algo que se estende tal o fio traçado pelas Moiras. Um sem fim, consciência plena da espiral que ascende. A folha cai, eu junto, cuido, vira adubo. Todo dia cada um/a na sua bendita missão nesse planeta.” – XamAM.

NOTICIANDO

CONECTANDO REDES

Lembranças de 2019

Dezembro chegou, em mais um ano que encerra seu ciclo. 2019 nos trouxe muitas alegrias; iniciamos o ano com “Xamãs e Curadores” - a tribo Fulni-Ô, exatamente quem estará junto para fechar e recomeçar – que perfeição! Tivemos a primeira transmissão Ao Vivo do Web_Círculo de Partilha XamAM, ocupamos áreas verdes de Salvador com o Círculo de Força – Tambores e Danças Sagradas, construímos coletivamente a Geodésica Casa do Sol. Acompanhamos a Jornada Xamânica na Europa, enquanto celebrávamos o aniversário de 27 anos de Terra Mirim, com o presente da nova logomarca… Heya, tribo pássaro! Seres de luz aqui pousaram, e semearam estrelas. E na dança das polaridades, enfrentamos dificuldades também: foram duas enchentes, pela primeira vez na história da Mirim, contudo estivemos firmes e motivados, e com a ajuda da tribo pudemos realizar reformas necessárias. Infelizmente, após um ano da morte de Binho do Quilombo, temos a notícia que a ameaça do lixão está de volta. Vamos seguir fluindo, como as águas puras do Santuário do Vale, para contornar mais esse obstáculo… Vivendo sempre o bem e o belo, como fizemos no Ecoart Natureza Trans_Diversa. As parcerias ampliam a rede movimento, e revitalizam os espaços, como a presença bonita e bem construída do Grupo Fonte Violetta, e o encerramento de mais uma etapa do Projeto Meliponicultura no Vale do Itamboatá, de financiamento da Coelba. E tradicionalmente, a celebração do Rito de Passagem de Ano acontecerá, reunindo tribos, vibrando na energia que a Escola XamAM nos traz e faz viver. Vamos firmar nosso propósito e receber 2020 sabendo que o novo só depende de nós! Por um novo ano e pleno, Hey, Xamã! 

Ancestralidade Indígena - Xamânica

Venha chamar a força do novo ciclo, no Ano Novo Xamânico, em Terra Mirim. Conecte-se com a ancestralidade indígena e tradições enraizadas nos quatro elementos e no xamanismo da Deusa Mãe. A tribo pássaro Terra Mirim, a tribo Fulni-Ô e você nessa terra sagrada a emanar luz, energia e vibração de amor, na união com a sabedoria ancestral da Mãe Terra. A programação do rito de passagem de ano inclui meditações diárias e três refeições de Alimento Xamânico, além de vivenciar as medicinas ancestrais que as tribos intencionaram para momentos que compõem esses cinco dias especiais. São as últimas vagas para participar! “O que precisamos é nos dar as mãos e criar um novo mundo” – confira a Mensagem de Amor que a XamAM traz no vídeo! Natal em Tribo, dia 24 de dezembro, a partir das 19h, em Terra Mirim | Ano Novo Xamânico em Terra Mirim, de 28 de dezembro a 01 de janeiro. comunicar@terramirim.org.br

Santuário da Mata Atlântica ameaçado

O nosso sagrado Vale do Itamboatá – território de raiz tubinambá, cultura quilombola e comunidades tradicionais – segue ameaçado. Isso porque, a grande central de Aterros de Lixo (CTVR) da Naturalle teve, concedida pelo INEMA, uma licença prévia de autorização de localização. O mesmo empreendimento que teve em Abril de 2018 sua pretensão INDEFERIDA, através de Parecer Técnico Final extensamente fundamentado. Um sistema de reciclagem realmente efetivo seria muito bem acolhido pela população atingida (Simões Filho e RMS), porém, não é isso que a empresa está oferecendo. A Naturalle se propõe a reciclagem de um percentual consideravelmente reduzido (cerca de 5%) do lixo, e o restante ser aterrado. Serão 3 toneladas diárias de lixo, incluindo resíduos da construção civil, resíduos domésticos, resíduos industriais e resíduos hospitalares, em uma área de 170 hectares. A área em que a Central quer se instalar é totalmente inapropriada e tem proteção ambiental a nível nacional: Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga. A proteção dessa área é fundamental não só visando a preservação de sua riquíssima biodiversidade – pesquisa realizada pela UFRB em parceria com o INEMA aponta que ainda hoje, na região do Vale do Itamboatá se encontram espécies ameaçadas de extinção e que apresentam ocorrência confirmada apenas na Bahia – como também a abundância e disponibilidade de seus recursos hídricos, que abastecem Salvador e sua região metropolitana. Precisamos de sua assinatura na petição, agora a participação de todos é mais que necessária: assine! Leia a nota oficial do movimento: clique aqui.

Meliponicultura e abelhas uruçu

Terra Mirim esteve em uma feira para os funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba, dia 20 de novembro, onde lhes foram apresentados dois projetos principais apoiados pela Companhia: posto orgânico de compostagem da UFBA e a rede de meliponicultura da Fundação Terra Mirim. Esses colaboradores puderam se aproximar de projetos sustentáveis da Coelba e também conhecer os trabalhos desenvolvidos, como o de Terra Mirim, referência de Meliponicultura na RMS, e em termos de Bahia, já que são onze anos de trabalho com as abelhas e oito anos de parceria com a Coelba. O foco da sustentabilidade e da inclusão dos colaboradores nas ações da Companhia nos traz uma nova parceria, para a produção científica-popular, relacionada a abelhas uruçu. Essa nova etapa do projeto será um novo processo de parceria a frutificar mais, com uma unidade de meliponicultura na sede e a troca de conhecimentos: mais especialmente do conhecimento popular, da sensibilização para as abelhas, e através das nossas experiências trazer um conteúdo online, que as pessoas possam acessar em qualquer lugar, especialmente com o mesmo bioma Mata Atlântica – somos apenas 7% no Brasil e as abelhas são essenciais para a manutenção desse bioma. Apesar de destruída uma área, replantamos árvores em outra… Mata Atlântica, pasto para abelha remultiplicar!

Fique por dentro das últimas notícias! Movimento Terra Mirim! Ações de luz, vamos unir forças! Aqui a Natureza é mestra! (Íntegra no Cotidiano Mirim)

O Movimento Terra Mirim é consciente e fortalece a Economia Solidária. Os Alquimistas da Bastiana lhe convidam para um momento de estarmos preenchidos pela presença do Espírito, que habita em cada um de nós – um Natal solidário, na atenção do consumo consciente. Presenteie sua família e seus amigos sagrados com as maravilhas da Bastiana. É o amor e o cuidado que a PaXamAMa nos oferta: produtos de limpeza; higiene pessoal – pó dental, óleo para pele, repelente; saúde – hidrossol, temperos, ervas para chás e banhos. Todos os produtos estão disponíveis na loja ARKEIRO, em Terra Mirim.

A agenda de eventos em 2020 é cuidada pelo movimento, para você se programar com antecedência e participar das experiências que sentir o chamado! O primeiro Rito da Lua está marcado para o dia 10 de janeiro, com o tema “Cerimônia da Purificação”… Consagrando a Avó Lua, e purificando. O calendário 2020, com a programação (prevista) dos principais ritos e acontecimentos de 2020 em Terra Mirim, estará disponível a partir de 01 de janeiro. São eventos sagrados de arte curadora em espaços imantados na energia da reverência à Deusa Mãe.   

A sua vontade de visitar Terra Mirim, conhecer a comunidade, integrar-se com a vida comunitária, lidar e aceitar as diferenças ao cuidar de você e do outro e aprender e servir à Deusa Mãe, tudo isso é possível através do ProgramaIntrodução ao Xamanismo Comunitário”. São sete dias de imersão, práticas de cura – construídas pela energia comunitária de integração com a Mãe Natureza – e práticas de atividades sagradas de fortalecimento do espírito comunitário: atenção plena e espírito de partilha. O próximo período para essa experiência de passagem é de 24 de abril a 01 de maio. Informações e inscrições: comunicar@terramirim.org.br

VÍDEO | Mensagem de Amor XamAM


RITO DA LUA CHEIA
RITO AYA ESPÍRITO DA FLORESTA
TARDE DE LOUVAÇÃO À N. SRA. DESATADORA DOS NÓS
LISTA DE TRANSMISSÃO POR WHATSAPP

MOVIMENTO TERRA MIRIM | TEMPORADA DE CHALÉS
ALUGUEL DE ESPAÇOS

www.terramirim.org.br
71. 3199-2897
71. 99922-4804
comunicar@terramirim.org.br
Facebook Youtube Instagram Sounnd Cloud


Veja esse e-mail no navegador