Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

CooperaComFTM

Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Boletim Informativo

Acesse aqui o nosso Boletim Informativo. Para receber esse informativo em seu e-mail, cadastre-se! Escreva para comunicar@terramirim.org.br

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

AGENDA

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Tela cheia

História

9 de Julho de 2014, 6:33 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1564 vezes
Traduções

A Fundação Terra Mirim iniciou suas atividades 22 anos atrás a partir do sonho da nossa XamAM Alba Maria, a sonhante original. Inicialmente, a atual Fundação era estruturada como Centro de Luz, recebendo buscadores do Brasil e do mundo que se uniam em busca de uma nova forma de viver. Dedicados ao autoconhecimento através do estudo e da vivência das Tradições Sagradas, esses buscadores deram origem a um núcleo comunitário, que decidiu transformar Terra Mirim de espaço de vivência em morada permanente. A construção do espaço se deu junto ao processo de aprofundamento dos próprios membros na filosofia do xamanismo, e assim surgiram as sementes dos espaços que comporiam a paisagem do local. Terra Mirim tem uma história escrita por muitas mãos, que deixaram suas marcas seja na filosofia, na energia ou mesmo nas paredes dessa terra.

Passado o processo de estabelecimento físico e espiritual no local, a comunidade Terra Mirim se sentiu preparada para contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e cultural da sua região. Buscando um resgate de valores iniciado no uso do nome original do rio da região, Itamboatá, os membros da comunidade passaram a expandir a filosofia da ecologia integrativa e, pouco a pouco, foram conquistando o respeito da população e das autoridades do local. A aproximação foi cuidadosa, iniciando com os trabalhos da Escola Ecológica, e passando por um amplo mapeamento cultural e social da região, identificando potencialidades e peculiaridades culturais da área, historicamente deixada de lado pelas autoridades responsáveis. Diversos projetos foram levados à tona, com enfoque nas áreas de Educação, Cultura e Meio-Ambiente.

Atualmente, a Fundação Terra Mirim conta com uma equipe essencialmente feminina que busca permanecer com suas práticas xamanicas cotidianas e a reverência à Grande Mãe como norte, mas que não ignora a importância da prática política e do diálogo com outros grupos/instituições/fontes de saber para a construção de uma realidade mais digna. O trabalho de empoderamento do povo da região, assim como a própria busca pelo autoconhecimento, é contínuo e ininterrupto.