Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Como é viver em comunidade?! O que significa viver de acordo com o Xamanismo no dia-a-dia?! Terra Mirim tem opções de estadia também para os que querem viver a Vida Comunitária por mais tempo, trocando trabalho e criando possibilidades. É nosso programa Residência Experimental Xamânica.

As Ervateiras

A Mata Atlântica exuberante do Vale do Itamboatá lhe convida a acreditar no sonho e na força das ervas. As Ervateiras aqui partilham o rico acervo de informações sobre o Reino Vegetal Terra Mirim. É a sabedoria da conexão com as ervas fundamentada no Xamanismo da Deusa Mãe e nos saberes ancestrais da Grande Mãe. 

Cotidiano XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

YouTube

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Tela cheia

Nossas mãos construindo Terra Mirim

9 de Julho de 2014, 7:26 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5699 vezes
Traduções

Buscando uma atitude interna de atenção plena, conexão com a Mãe Natureza e integração na vida comunitária, somos inspirados a redescobrir os valores espirituais presentes em nossas vidas. Nessa busca, tão profunda e pessoal, redescobrimos como nos conectar, de forma Consciente, ao todo. Os nossos ancestrais comungavam juntos o espírito da partilha, do fazer compartilhado.

 

Image00002

 
Residência Experimental Xamânica em Terra Mirim - Centro de Luz - 2021


A Vida Comunitária é um talento e necessidade do ser humano desde tempos imemoriais. Nosso corpo é a primeira comunidade, de órgãos, células e tecidos e nós mesmos não poderíamos ser diferentes. Terra Mirim é uma tribo onde, há quase trinta anos, escolhemos o deleite e o desafio de estarmos, crescermos e aprendermos juntos.

Nossa Vida Comunitária se dá através do paradigma do Xamanismo da Deusa Mãe, uma espiritualidade integrada ao nosso dia a dia e ao nosso cuidado uns com os outros. A Natureza, com suas infinitas facetas e sabedorias, é nossa mestra, e no contato cotidiano com ela aprendemos formas profundas e amorosas de nos conhecermos. O Xamanismo é uma espiritualidade viva, que pede de nós o mergulho interno contínuo; é um desafio à “normose” e aos padrões arraigados no nosso Ser.

As medicinas xamânicas, estudadas e trabalhados na comunidade Terra Mirim desde o seu nascimento, são potentes canais de autoconhecimento em nossa busca por uma existência autônoma e madura. A comunidade fortalece os indivíduos que por sua vez fortalecem a comunidade. Importante salientar que não trabalhamos com "voluntariado" ou "ajuda" para Terra Mirim. Trabalhamos com a perspectiva de que a Natureza é um caminho de encontro com a principal causa que cada pessoa pode abraçar: a sua própria.

O programa Residência Xamânica é um convite ao cuidado da Casa Sagrada Terra Mirim, uma Casa que recebe e acolhe uma diversidade de seres. Nosso Propósito Maior é manter a Beleza, Limpeza e Organização desse espaço para que nossas energias sutis possam caminhar com maior fluidez. 

 

Site8

 

I – Pactos

O participante do programa pactua:

✅ Oferecer o melhor de si em cada uma das atividades para a qual for designado;
     
✅ Buscar uma comunicação pacífica;
     
✅ Integrar-se à Vida Comunitária
     
✅ Dizer Sim às novas possibilidades;
     
✅ Permitir-se o equívoco e o aprendizado.     



II – Compromissos

O participante do programa se compromete a:

✅ Manter a pontualidade nos encontros matinais;
     
✅ Manter seu quarto, o banheiro que usa e a cozinha em permanente estado de limpeza;
     
✅ Preservar o patrimônio da Fundação Terra Mirim;

✅ Cumprir sob pacto de honra todos os compromissos assumidos com a FTM-CL, inclusive a contribuição financeira mensal.


A rotina semanal do participante é composta de 20 horas de Serviço à Comunidade, separadas da seguinte maneira:

- Segunda a Quinta-Feira: Encontro às 9hs para partilha das funções, nas quais ficamos até às 12hs;
     
- Sexta-Feira: Encontro às 08h45min para partilha das funções e Tema de Reflexão e Encontro às 11hs para círculo de partilha.
     
Sábado: Encontro às 07h30min para o Mirimga, até às 10:30h.



III – Vida Comunitária

Além dos compromissos diários, temos uma série de atividades durante a semana, as quais os participantes do programa são estimulados a participarem. As atividades variam a cada mês e geralmente incluem Yoga, Mantras, Plantio, Artesanato e outros talentos compartilhados por membros da comunidade.

Outras atividades estão sempre organicamente acontecendo, incluindo trilhas, mutirões, fogueiras e celebrações.

A permanência de qualquer pessoa na comunidade está sujeita a sua integração e respeito aos princípios desta, podendo ser revogada de forma unilateral pela gestão da Fundação Terra Mirim a qualquer momento.

 

A Mãe Terra chama seus filhos e filhas a estarem juntos em comunhão, em amor, em ação! Quer participar?!! Escreva para comunicar@terramirim.org.br