Go to the content
Show basket Hide basket
or

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Você quer conhecer de perto o que é viver em comunidade?! Terra Mirim tem opções de estadia "não convencionais" acolhendo sonhadores, aventureiros e todos que desejam fortalecer esse sonho! Nossos programas são: Introdução ao Xamanismo Comunitário, CooperaCom FTM (primavera/verão) e Voluntariado de Inverno (outono/inverno).

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

Vídeo

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

Full screen

Nossas mãos construindo Terra Mirim

July 9, 2014 7:26 , by Patrícia Conceição da Silva - | No one following this article yet.
Viewed 3776 times
Translations

 

Buscando uma atitude interna de atenção plena, conexão com a Mãe Natureza e integração na vida comunitária, somos inspirados a redescobrir os valores espirituais presentes em nossas vidas. Nessa busca, tão profunda e pessoal, redescobrimos como nos conectar, de forma Consciente, ao todo. Os nossos ancestrais comungavam juntos o espírito da partilha, do fazer compartilhado.

 

Img 20170715 wa0004

 

INTRODUÇÃO AO XAMANISMO COMUNITÁRIO

 

A partir desse ano, há um novo programa para quem quer chegar em Terra Mirim - Centro de Luz. Será oferecido a partir de outubro, antes da Escola XamAM (programa anual) e também será realizado durante os meses de novembro e dezembro, ao mesmo tempo em que a Escola XamAM estará sendo realizada (já que as vagas esgotaram!).

Aqui surge o convite a fortalecer esse espírito. O cuidado amoroso consigo e com o outro desenvolve nossas percepções mais profundas. Praticando atividades sagradas como Meditações, Círculos de Partilha, Roda de Tambores e estendendo essas atividades à nossa Mãe Natureza, Pachamama no cuidado de seus/nossos espaços: as hortas, os jardinas, o alimento... Certamente estaremos SENDO.

1º dia pela manhã - início às 09:00hs – Sua chegada, uma alegria! Protagonizando nossa história. Você, a gente, o movimento Terra Mirim. Partilhando nosso caminho:  Xamanismo da Deusa Mãe.  Roda de curiosidades. Nossa meditação solar - das 11:30hs até às 12:00h. 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor. Natureza.15:00h - Caminhando em espaços sagrados; revelando você em sua mandala pessoal; Sol se pondo- oferenda ao avô Fogo.


2º dia – Nossas mãos criando na Pachamama- das 09 `s 11;15h; Nossa meditação solar - das 11:30hs até às 12:00h. 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:30h, conhecendo a sabedoria e delicadeza das abelhinhas; Sol se pôs- 18:00hs - Círculo de Partilha, com nossa XamAM. Em seguida desfrutando da noite, das estrelas e de nossos espaços. Tempo lunar.


3º dia – Vou estar comigo em meditação às 07:00h no templo dedicado a esse fim; às 07;45 - Desfrutando do desjejum preparado com amor; E das 09 às 11;15h - Nossas mãos criando na Pachamama; Nossa meditação solar - das 11:30 até às 12:00h; 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:30h, conhecendo a sabedoria e delicadeza do reino vegetal; Sol se pondo 17:00h – Partilhando a experiência do dia; Em seguida desfrutando da noite, das estrelas e de nossos espaços. Tempo lunar.


4º dia - Vou estar comigo em meditação às 07:00h no templo dedicado a esse fim; Às 07;45 - Desfrutando do desjejum preparado com amor; E das 09 às 11;15h - Nossas mãos criando na Pachamama; Nossa meditação solar - das 11:30hs até às 12:00h. 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:30h reconectando com minha força interior – Roda de tambores; E lá vem o tempo de desfrutar da noite, das estrelas e de meus/teus/nossos espaços. Tempo lunar.


5º dia - começa cedo – às 05:00h vou escutar a XamAM e falar de mim: da minha profissão, do meu caminho, me acolher; vou fazer arte; Às 08:30h - Desfrutando do desjejum preparado com amor; Às 09:30h -  Buscando meu silencio e escutando os dizeres da Pachamama;  Às 11;30 h - Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:30h. - Nossas mãos criando na Pachamama; em seguida, minha carta pessoal. E lá vem o tempo de desfrutar da noite, das estrelas e de meus/teus/nossos espaços. Tempo lunar.


6º  dia - Vou estar comigo em meditação às 07:00h no templo dedicado a esse fim; Às 07;45 - Desfrutando do desjejum preparado com amor; E das 09 às 11;15h - Nossas mãos criando na Pachamama; Nossa meditação solar - das 11:30hs até às 12:00h – Oração à Grande Mãe durante 15 minutos e os minutos restantes cantando nossa devoção em forma de  mantras; 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:30h  -  Mãos que tecem, curam e fiam - Artesanato XamAM; E  lá vem o tempo de desfrutar da noite, das estrelas e de meus/teus/nossos espaços. Tempo lunar. 19:30h Corpo, música e movimento.


7º dia - Vou estar comigo em meditação às 07:00h no templo dedicado a esse fim; Às 07;45 - Desfrutando do desjejum preparado com amor; E das 09 às 11;15h - Nossas mãos criando na Pachamama; Nossa meditação solar - das 11:30hs até às 12:00h – 12:30 – Desfrutando do almoço temperado com amor; Sol descendo no horizonte - 14:30 às 16:00h  – Me vou e fico contigo; Respiro Eu nos templos;  Sol baixinho – 16:30h - Digo de mim e te escuto. Em meu coração, meu corpo, minha alma, nanalô.

Semanas possíveis para esse programa:


1.   28/10 a 03/11/19   
2.   18 a 24/11/19    
3.   07 a 13/12/19

Para valores e inscrição, entre em contato!

Site8

 

CooperaCom FTM - Primavera/Verão

Que o sonho se enraize cada vez mais na teia do Bem. Que a árvore dourada se fortaleça. Que mais e mais pássaros coloridos possam chegar, se nutrir e se curar - cantar e voar. E levar as sementes desta árvore Avatar para o Mundo!

Terra Mirim é o fruto do sonho de uma xamã, um sonho de um espaço de desenvolvimento do indivíduo, através da escuta profunda da natureza, interna e externa. Um sonho de, a partir da filosofia do xamanismo, deixar pra trás o individualismo e a desconexão consigo mesmo e com o próximo. Mais de 25 anos após seu início, o sonho se materializou numa comunidade de buscadores e buscadoras, que abraçaram o propósito de integrar suas vidas ao que suas almas buscam.

Através do programa CooperaCom FTM pretendemos poder compartilhar um pouco do significado prático de se viver em comunidade com aqueles/las que sintam esse chamado, plantando sementes de novos futuros ao trabalhar num presente diferente. Viver em comunidade e de forma sustentável significa que decidimos reescrever nossa história, não aceitando as regras usuais – e isso nos traz, além de toda a gratificação pessoal, uma série de desafios e responsabilidades as quais decidimos aceitar coletivamente. O Coopera é o programa para @s que desejarem abraçar o desafio do auto-conhecimento, da ecologia e da auto-gestão junto conosco.

O dia-a-dia comunitário traz demandas específicas, a partir das quais montamos uma agenda semanal junto com @s participantes. O ritmo do coopera integra @s participantes nas atividades mirinianas, proporcionando vivenciar as dinâmicas internas que ocorrem de forma orgânica, como momentos de meditação, cuidado com espaços (salas verdes – mudas, plantas, meliponário, templos), contato com os projetos desenvolvidos na região em diversas áreas de conhecimento, além da atenção diária dada à manutenção do espaço da Fundação.

Para acessar os valores, entre em contato!


Informações úteis para o programa CooperaCom FTM para Brasileiros:
  

Cada cooperando é responsável: 

1- Pelo cuidado e limpeza do quarto ou chalé onde está hospedado.

2- Trazer e lavar roupa de cama e banho.

3- Adquirir material de limpeza.

4- Hospedagem – em quartos simples, individuais ou chalés com mais duas pessoas, significa três pessoas no mínimo em cada chalé.

5- Alimentação: ovo-lacto-vegetariana.

6- O uso da cozinha de apoio significa que as pessoas podem utilizar a estrutura composta por fogão, geladeira, mesa, cadeiras, talheres e pratos para suas necessidades. O alimento deve ser adquirido pelos cooperandos. A limpeza, o material de limpeza e o gás utilizado é dividido entre todos/as que utilizam o espaço.

Opcional:

1- Translado Aeroporto ou Rodoviária/FTM/Aeroporto ou Rodoviária. 

2- INTERNET

  • Uso da Internet (mês, semana e dia)

 

Terramirimm

 

Voluntariado em Terra Mirim - Centro de Luz - Outono/Inverno

Durante todo a ano nos chegam muitos pedidos de acolhimento via voluntariado e, atendendo a essa demanda, estamos abrindo vagas para trocas entre as pessoas de coração aberto e nossa bela comunidade!


Se você sonha em experimentar a vida em comunidade e aprender na prática sobre agroecologia, permacultura, agroflorestal com ênfase em ervas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC, aproveite essa oportunidade de viver em comunidade durante o inverno, seu momento mais essencial.


O espaço da comunidade é ambiente fértil para um contato profundo a natureza, e possui templos dedicados a cada um dos quatro elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, além do Templo de Meditação, Casa do Sol e Casa da Lua.


O trabalho cotidiano é dedicado principalmente a lida como reino vegetal, ou seja, cuidados com as hortas, jardins e roças, plantios, podas, armazenagem e conservação de sementes. Inclui também, quando necessário, as tarefas do dia-a-dia da comunidade, ligadas a cozinha, limpeza, trabalhos administrativos e outras tarefas.  


Quem escolhe viver essa experiência de voluntariado tem acesso aos espaços de cura e experimentação de novas formas de vida. O convite é para aqueles que querem um convívio mais próximo com a terra, e que, por se sentirem inquietos com a monotonia da vida “normal”, desejam dar uma nova chance para sua alma.  
 

ATENÇÃO!
<Vaga de voluntariado de inverno: O programa acontece com no mínimo quatro participantes>


Terra Mirim oferece:

- Hospedagem em quarto coletivo
- Internet wi-fi
- Uso da cozinha coletiva

A(O) voluntária(o) oferece:

- 4h diárias de trabalho (segunda a sábado) + R$90,00 por mês para despesas básicas

* Sem alimentação inclusa
* A alimentação do espaço é ovo-lacto-vegetariana

 

A Mãe Terra chama seus filhos e filhas a estarem juntos em comunhão, em amor, em ação! Quer participar?!! Escreva para comunicar@terramirim.org.br