O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim é uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro. Seja feliz. Seja Você. Cuidando. Se amando e se deixando amar.
Como é viver em comunidade?! O que significa viver de acordo com o Xamanismo no dia-a-dia?! Terra Mirim tem opções de estadia também para os que querem viver a Vida Comunitária por mais tempo, trocando trabalho e criando possibilidades. É nosso programa Residência Experimental Xamânica.
Outono – Inverno é o período para trocas entre as pessoas de coração aberto e nossa bela comunidade!
Se você sonha em experimentar a vida em comunidade e aprender na prática sobre agroecologia, permacultura, agroflorestal com ênfase em ervas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC, aproveite essa oportunidade de viver em comunidade. O espaço da comunidade é ambiente fértil para um contato profundo a natureza, e possui templos dedicados a cada um dos quatro elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, além do Templo de Meditação, Casa do Sol e Casa da Lua.
O trabalho cotidiano é dedicado principalmente ao Reino Vegetal – cuidados com as hortas, jardins e roças, plantios, podas, armazenagem e conservação de sementes. Inclui também, quando necessário, as tarefas do dia-a-dia da comunidade, ligadas a cozinha, limpeza, trabalhos administrativos e outras tarefas.
Quem escolhe viver essa experiência de residência tem acesso aos espaços de cura e experimentação de novas formas de vida. O convite é para aqueles que querem um convívio mais próximo com a terra, e que, por se sentirem inquietos com a monotonia da vida “normal”, desejam dar uma nova chance para sua alma.
Terra Mirim oferece:
– Hospedagem em quarto coletivo
– Internet wi-fi
– Uso da cozinha coletiva
A/o voluntária/o oferece:
– 4h diárias de trabalho (segunda a sábado) + R$ taxa por mês para despesas básicas
* Sem alimentação inclusa
* A alimentação do espaço é ovo-lacto-vegetariana
I – Pactos
O participante do programa pactua:
Oferecer o melhor de si em cada uma das atividades para a qual for designado;
Buscar uma comunicação pacífica;
Integrar-se à Vida Comunitária;
Dizer Sim às novas possibilidades;
Permitir-se o equívoco e o aprendizado.
II – Compromissos
O participante do programa se compromete a:
Manter a pontualidade nos encontros matinais;
Manter seu quarto, o banheiro que usa e a cozinha em permanente estado de limpeza;
Preservar o patrimônio da Fundação Terra Mirim;
Cumprir sob pacto de honra todos os compromissos assumidos com a FTM-CL, inclusive a contribuição financeira mensal.
A rotina semanal do participante é composta de 20 horas de Serviço à Comunidade, separadas da seguinte maneira:
Segunda a Quinta-Feira: Encontro as 9hs para partilha das funções, nas quais ficamos até as 12hs
Sexta-Feira: Encontro as 08:45hs para partilha das funções e Tema de Reflexão
Encontro às 11hs para círculo de partilha.
Sábado: Encontro as 07:30 para o Mirimga, até as 10:30h
III – Vida Comunitária de Inverno
Além dos compromissos diários, temos uma série de atividades durante a semana, as quais os participantes do programa são estimulados a participarem. As atividades variam a cada mês e geralmente incluem Yoga, Mantras, Plantio, Artesanato e outros talentos compartilhados por membros da comunidade. Outras atividades estão sempre organicamente acontecendo, incluindo trilhas, mutirões, fogueiras e celebrações.
A permanência de qualquer pessoa na comunidade está sujeita a sua integração e respeito aos princípios desta, podendo ser revogada de forma unilateral pela gestão da Fundação Terra Mirim a qualquer momento.